Sedação Consciente

Muitas crianças e adultos sofrem de medo e ansiedade perante os tratamentos dentários.

Estes pacientes merecem ser tratados de forma adequada e os seus medos ou receios devem ser respeitados e valorizados durante todo o procedimento. Para além de técnicas de controlo do medo e redução da ansiedade dispomos também da possibilidade de recorrer á Sedação Consciente.

Sedação Consciente

A sedação consciente é um processo mediante o qual é produzida uma alteração do estado de consciência do paciente o que faz com que fique consciente durante todo o processo mas tranquilo e descontraído.

Existem várias técnicas, a sedação com Protóxido de Azoto ou Oxido Nitroso (N2O2) é um método seguro e viável quando exercido por um profissional com formação adequada. Consiste na inalação de um gás (protoxido de azoto) que induz um relaxamento e redução da ansiedade. O paciente fica consciente durante todo o tratamento, comunica e colabora com o médico, mas sem dor ou ansiedade. No final o processo é revertido e o paciente pode sair da consulta pelos seus próprios meios.

Duvidas frequentes sobre o uso de Oxido Nitroso:

Existem algumas condições que dificultam temporariamente a técnica e que devem ser avaliadas. O paciente precisa ter as vias nasais livres, crises de rinite ou sinusite em fase aguda podem ser uma contra indicação temporária.

Existem muitas pessoas que confundem ou desconhecem a correta indicação para o uso desta técnica, onde a Sedação Consciente com Oxido Nitroso tem como objectivo principal reduzir a ansiedade durante o procedimento, aliviando o stress e o medo, facilitando assim o controle da dor.

Uma das formas de sedação consciente é através da administração de ansioliticos. Estes são metabolizados e vão para a corrente sanguínea onde permanecem durante várias horas. Nesta situação o paciente fica sedado até que ocorra a eliminação do fármaco. Com o protoxido de azoto isso não acontece. Uma vez que este não é metabolizado, o efeito mantém-se apenas enquanto o gás está a ser administrado e logo que se suspende o seu fornecimento o paciente recupera a totalidade da sua consciência.

Durante os procedimentos com anestesia geral o paciente encontra-se inconsciente. Durante a sedação com oxido nitroso o paciente fica sempre consciente e comunica com o médico ficando apenas relaxado.

Na pratica o que acontece com a inalação do oxido nitroso é uma sedação leve e uma suave analgesia, o que não dispensa o uso adicional de anestésicos locais.

Color Skin

Nav Mode