A Ortodontia dedica-se ao estudo e correcção de maus posicionamentos dentários e de relação entre os maxilares.
Os dentes desalinhados e/ou má relação entre as arcadas dentárias, superior e inferior, podem trazer problemas tanto estéticos, como gengivais e posturais.
Um sorriso bonito contribui para a auto-estima, a auto-confiança e uma melhor imagem de si próprio.
Quando iniciar o tratamento ortodontico?
O tratamento ortodontico realiza-se tanto em crianças como em adultos. È recomendado que a criança seja vista por um ortodontista aos 7 anos, quando erupcionam os primeiros dentes definitivos.
Consoante a fase de desenvolvimento podemos realizar uma ortodontia interceptiva ou correctiva.
Ortodontia interceptiva- Quando actuamos em fase de dentição de leite. Permite-nos corrigir certos problemas como por exemplo mordidas cruzadas, que poderão interferir com o normal desenvolvimento dos maxilares.
Ortodontia Correctiva- Quando as correcções se iniciam após o estabelecimento da dentição definitiva e já não existe potencial de crescimento
Aparelhos fixos com braquetes metálicos
Existem dois tipos:
-Braquetes metálicos convencionais- Nos quais o arame é preso ao arco com uma ligadura colorida, que se muda a cada mês. São os mais económicos;;
-Braquetes autoligados- Não se utilizam ligaduras coloridas, o arco metálico é preso aos braqurtes por umas “portas”metálicas . Diz-se que tratamento é mais rápido pois não existe atrito provocado pelas ligaduras.
Aparelhos fixos linguais
É a única técnica que permite alinhar os dentes sem que ninguém se aperceba que está a realizar um tratamento ortodontico. Os braquetes são colocados na parte de dentro dos dentes. Aparelho recomendado para pessoas que por motivos profissionais ou outros não possam utiliza um aparelho visível.